Planejamento Alimentar

 

Considerando que a dieta do diabético é um dos fatores fundamentais para manter os níveis glicêmicos dentro de limites desejáveis, o planejamento alimentar deve ser cuidadosamente elaborado, com ênfase na individualidade bioquímica e metabólica. Para ser bem sucedida, a dieta deve ser orientada de acordo com o estilo de vida, rotina de trabalho, hábitos alimentares, nível socioeconômico, tipo de Diabetes e a medicação prescrita (quando for o caso).

 

Os diabéticos insulino-dependentes requerem a ingestão de alimentos com teores específicos de carboidratos, em horários determinados, para evitar hipoglicemias e grandes flutuações nos níveis glicêmicos. A ingestão alimentar deve estar sincronizada com o tempo e o pico de ação da insulina utilizada.

 

Para diabéticos não insulino-dependentes, principalmente os obesos ou com sobrepeso, a principal orientação é a moderação no consumo de alimentos de alto valor calórico, optar pela ingestão de vegetais, frutas, integrais, carnes magras, entre outros, a fim de alcançar o peso adequado.